Tipos de Psicoterapia

Psicoterapia Individual:

Na psicoterapia individual, só participa do atendimento você e o psicólogo, em um espaço seguro e sigiloso. Essa modalidade de atendimento pode ser importante para você entrar em contato com aqueles assuntos difíceis de lembrar ou falar. A escuta atenta e as intervenções do terapeuta poderão deixar um pouco mais leve, embora nem sempre menos incômodo, o enfrentamento das suas dificuldades, lhe permitindo perceber as suas potencialidades para encará-las.

Psicoterapia de Grupo:

A psicoterapia de grupo é um trabalho onde as trocas e vivências compartilhadas te ajudam a perceber que todos possuem os seus próprios problemas e inquietações e que é possível falar sobre isso sem julgamentos. Nesse espaço muitas vezes ouvir o outro te ajudará a ouvir-se e compreender a si mesmo.

Os encontros grupais poderão auxiliá-lo com a timidez, com dificuldades de relacionamento interpessoal, com a formação e manutenção de laços sociais, questões familiares, dificuldades de comunicação, e de relação com os próprios sentimentos.

Importante: apesar de haver a participação de várias pessoas, o sigilo é um acordo realizado desde o primeiro encontro grupal. Então tudo o que é falado no grupo, é discutido entendido no próprio espaço de grupo.

Psicoterapia de casal:

A psicoterapia de casal é indicada para pensar a saúde no relacionamento, o seu objetivo é a saúde emocional das partes e da relação como um todo. Muitas vezes a procura pela terapia de casal parte de situações de: traição, brigas excessivas, agressões (físicas ou morais), silêncio em excesso, ciúmes e problemas relacionados a vida sexual.

A realização da psicoterapia de casal inclui a participação de todos os participantes da relação. Um dos principais objetivos desse acompanhamento é a retomada de uma comunicação saudável, onde ambos os assuntos e os afetos que lhe acompanham possam ser tratados diretamente.

Psicoterapia para crianças e adolescentes:

A psicoterapia com crianças e adolescentes envolve muitos materiais lúdicos, e algumas etapas diferentes do atendimento de adultos. Uma diferenciação importante é que a primeira sessão de uma psicoterapia com crianças e adolescentes acontece com os responsáveis, essa primeira conversa é direcionada a entender a busca pela terapia e a realização da chamada anamnese (uma entrevista de mapeamento do desenvolvimento da criança e do adolescente). O acompanhamento terapêutico infanto-juvenil pode envolver além das sessões de anamnese e das sessões com a criança/adolescente, visitas à escola, entrevistas de orientação/ devolutiva e sessões familiares.

Essa modalidade de atendimento pode ajudar o seu filho (a), sobrinho (a) ou conhecido (a) a lidar com os próprios sentimentos, a entender processos de separação de pais, de mudança de cidade/bairro/escola, reconfigurações familiares, perdas, dificuldades de aprendizagem etc. A necessidade da terapia pode ser percebia por pais, familiares ou professores ou outras pessoas do convívio da criança/adolescente…

Orientação Profissional:

A orientação profissional é um trabalho focal, com duração de cerca de 12 encontros, onde o psicólogo lhe ajudará a conhecer um pouco de si mesmo, dos seus valores, prioridades, interesses e habilidades para realizar a escolha da profissão.

Esse processo de orientação inclui: uma entrevista de levantamento de expectativas; técnicas de autoconhecimento, de avaliação de habilidades e interesses; e a construção de um projeto de vida profissional que considere a relação desejada entre a sua vida profissional e pessoal.

Planejamento de Carreira/ Planejamento de Vida Profissional:

O planejamento de carreira é um tipo de acompanhamento que lhe ajudará a conhecer o mundo do trabalho, a entender as suas prioridades pessoais, tentando conciliar os seus desejos com as possibilidades no mundo do trabalho. Mais do que realizar um planejamento do que precisa ser cumprido nos próximos anos, esse trabalho pode lhe ajudar a alinhar a sua carreira com um projeto de vida mais amplo. O modo como você escolhe viver e se relacionar com o mundo vai começar a influenciar as suas escolhas hoje, sejam elas educacionais, de carreira ou de vida. Durante esse processo, você vai perceber como essas escolhas andam juntas e se influenciam.